Recentemente, a Segunda Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado, aumentou para R$ 2 mil o valor da indenização que uma moradora deverá pagar à síndica do condomínio em que reside. O motivo: ofensas verbais e mensagens vexatórias proferidas em grupo de WhatsApp. E esse não é um caso isolado. Cada vez é mais comum situações em que acontecem desentendimentos dentro de um condomínio e o fim sempre se destina para a justiça. Não é uma tarefa fácil organizar e deixar o ambiente com muitas pessoas convivendo junto harmonioso e abrangente com todos. Mas, com algumas mudanças de atitudes e implantação de novos hábitos, isso não precisa ser algo difícil de promover dentro do condomínios. Confira alguns para se inspirar! 

 

Canais de comunicação

Com várias formas para os condôminos se comunicarem e deixarem suas dúvidas e queixas, mais facilmente podem ser resolvidos os problemas. Exemplos são caixas de sugestões em locais discretos para que os moradores possam deixar seus apontamentos de forma anônima e sem exposição. A elaboração de informativos bem explicativos  que são distribuídos pelo condomínio podem ser outra maneira de expor os eventos e problemas para que evite-se desavenças. 

Realizar pesquisas

É muito importante avaliar as opiniões dos moradores. Principalmente quando se trata sobre espaços em comum, desempenhos de funcionários e gestão, tudo visando melhorias para o bem comum. Isso fará com que os problemas cheguem de forma formal e correta para quem precisa solucionar os eventuais relatos. 

Cumprimento das Leis

Toda comunidade só funciona bem com bom uso e cumprimento das leis. O síndico pode ser mais rígido e evitar privilégios para uns e injustiças para outros, uma das razões maiores para desavenças dentro do condomínio.

Boa vizinhança

Essa prática pode partir do síndico, que precisa criar mais empatia na hora de tratar os assuntos e os moradores. Assim, o exemplo se torna contagioso e a cordialidade pode ser implantada dentro do condomínio com mais facilidade. 

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